Em entrevista à revista V Magazine, o Paramore compartilhou mais alguns detalhes sobre o álbum This Is Why, que será lançado oficialmente no dia 10 de fevereiro, além de falar sobre os desafios da criação de um álbum que é político e, ao mesmo tempo, pessoal.
Leia a tradução abaixo:
“A temperatura, culturalmente, tudo é urgente,” a vocalista do Paramore, Hayley Williams, fala sobre a mudança climática e sobre os temas que estão agrupados no triunfante sexto álbum da banda, This Is Why. “Se não lutarmos por nosso planeta, não teremos direitos pelos quais lutar, em primeiro lugar. Tudo tem um senso de urgência.”
Para Williams, o guitarrista Taylor York e o baterista Zac Farro, os últimos quatro anos foram um momento de reflexão sóbria, comandada por uma pandemia global, lutas contra a injustiça racial, e agitação política. Em 2018, a banda decidiu entrar em hiatus, tirando um tempo para explorar sua amizade, projetos pessoais (Williams lançou dois álbuns e Farro lançou algumas músicas pelo seu projeto solo, HalfNoise), e as identidades desse querido e incomum trio, que criou hits que ultrapassam gêneros e melodias raivosas que abraçamos por duas décadas. O período foi de exploração para os três, que se conheceram no início dos anos 2000, ainda adolescentes, escrevendo e tocando música no porão de York, em Nashville, Tennessee. “Nosso objetivo sempre é apenas fazer música,” explica Farro. “Mas eu não tinha percebido que ter as mesmas amizades há 20 anos é mais importante que qualquer coisa. E isso é uma das coisas mais maravilhosas sobre nossa banda – passamos pelo inferno e voltamos, mas isso tornou nossa amizade muito melhor.”
Desde então, os despretensiosos autoproclamados “nerds” transcenderam sua criação em uma pequena cidade, consolidando-se como uma das bandas de maior sucesso da música, com um catálogo agressivo de sucessos do mainstream, como “That’s What You Get”, “Still Into You” e propostas mais experimentais, vistas em faixas como as do álbum autointitulado, lançado pela banda de 2013. O som da banda é inabalável, espiritual e profundamente pessoal por natureza, com vocais emotivos característicos de Williams, riffs elétricos de York, culminando em uma assinatura sonora que marcou o cenário de uma geração.
Utilizando as lições aprendidas com o tempo de folga e com as experiências de seus cinco álbuns, a banda retornou no outono passado com o single principal do álbum e carro-chefe de “This Is Why”, de construção lenta e decididamente explosiva; uma honestidade inabalável. “Essa faixa foi a última que escrevemos para o álbum, estávamos muito cansados e completamente exaustos.” York compartilha. “Por ser a primeira música que lançamos, a recepção que ela teve foi incrível. Nós nunca tomamos isso como algo garantido.” A proposta mais ampla, de 10 faixas do álbum, resulta em jornadas pessoais e realidades do século 21, combinando o brilho do dance-rock, do início dos anos 2000, com a essência do Bloc Party – a banda de rock inglesa cujo som agressivo eles continuamente referenciam durante todo o processo criativo – como inspiração.
Mas o álbum não carrega apenas referências externas; This Is Why combina elementos enciclopédicos de todo o catálogo musical da banda, baseando-se em cenários sonoros já presentes no álbum anterior, After Laughter, enquanto toca em novos pontos mentais, de cabo a rabo.
Embora o hiatus do Paramore tenha chocado alguns, This Is Why prova que tudo valeu a pena. É uma vitoriosa e bem-vinda chegada de um dos grupos mais amados do rock alternativo, uma espécie de chamado à luta e uma carta de amor ao nosso mundo tumultuado. “Às vezes, sinto que This Is Why é um álbum político, outras vezes acho que é um álbum completamente pessoal”, compartilha Williams, “e acho que é isso que significa estar vivo agora – é um momento realmente urgente, assustador e caótico. Então, quando você sente felicidade e momentos de conquista, você quer se prender nisso. Você quer aproveitar cada gota, para que eles durem.”
Paramore Brasil
Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | TikTok