Em entrevista para o jornal Nashville Scene, Zac Farro falou sobre o álbum ‘City Talk‘, do HalfNoise, que será lançado no próximo dia 17!
Criado pelo baterista quando deixou o Paramore, o HalfNoise é um projeto independente, que recebeu Hayley Williams e Taylor York em diversos de seus trabalhos até o momento, e que é constantemente celebrado pelo Paramore como um todo. O HalfNoise costuma atuar como grupo, com apoio dos membros de turnê do Paramore; no entanto, o álbum City Talk é um álbum pessoal de Zac, e por isso foi desenvolvido inteiramente pelo baterista, que tem aparecido sozinho nos clipes mais recentes.
O álbum conta com as já lançadas ‘Cool Cat‘, ‘Love Fire‘ e ‘Baby‘, que fez parte das setlists das turnês do Paramore pelos Estados Unidos e Reino Unido/Irlanda.
Confira a entrevista:
Zac Farro canaliza o pop urbano japonês e as metrópoles americanas em ‘City Talk’
Conversando com o compositor, multi-instrumentista e produtor antes do lançamentoNunca é fácil adivinhar como será o som de um novo disco HalfNoise. Desde que Zac Farro – um multi-instrumentista de longa data e membro do Paramore, que produziu discos para artistas como Becca Mancari e Elke – lançou o projeto solo em 2010, seus lançamentos exploraram música eletrônica encharcada de sintetizadores (Sudden Feeling), garagem dançante e descolada, rock (Natural Disguise) e soft rock ao estilo dos anos 70, carregado por exuberantes arranjos de cordas (Motif).
Mas o título do próximo álbum, City Talk – que será lançado na sexta-feira, 17 de novembro –, dá uma pista sobre as influências de Farro desta vez. Este é um álbum city pop, inspirado pelas faixas sobrenaturalmente elegantes e com influência ocidental que os artistas japoneses produziram nas décadas de 1970 e 1980, para fornecer a trilha sonora das áreas urbanas em expansão daquele país. O gênero conquistou a imaginação do público americano nos últimos anos por meio de compilações, playlists do YouTube e plataformas de música online como a NTS Radio.
“Como artistas, estamos sempre em constante mudança, e coisas novas nos inspiram”, diz Farro. “Acho que foi metade daquilo que me inspirou na época e a outra metade uma tentativa de testar as águas do que poderia ‘pegar’ como o som do HalfNoise. As pessoas ficam sentadas em algumas demos ou músicas por anos e nunca lançam coisas, mas meu objetivo é apenas lançá-las e torná-las parte da jornada.”
“Love & Affection” serve como uma forte declaração de abertura para o álbum, misturando sons ousados de sintetizador Roland com instrumentação de sopro, que podem soar como McCartney II ou Young Americans, de David Bowie . “Snip Snap” apresenta mais dissonância jazzística do que você poderia esperar de uma faixa do HalfNoise, com uma parte de piano tilintando que dá lugar a acordes crocantes, logo antes dos refrões.
Também há sons já familiares ao HalfNoise, especialmente no single principal, “Baby”. Farro diz que a música foi escrita e gravada em pouco mais de um dia, e essa velocidade sugere que ele está aprimorando sua noção de como uma faixa do HalfNoise pode soar, mesmo quando cada álbum oscila entre gêneros muito diferentes.
“Há algumas músicas que são como um raio”, diz Farro. “Todas as coisas culminam nelas depois de estarem fervendo por um tempo. Então a água começa a ferver, e é como aquele momento perfeito em que todas essas coisas pelas quais você tem trabalhado valem a pena.”
Na maior parte, City Talk traz o tipo de música que faz você querer passear por uma grande metrópole tarde da noite e mergulhar nas luzes brilhantes e na agitação de uma cidade. Se isso não evoca imediatamente imagens de Nashville, há um motivo: Farro escreveu e gravou a maior parte do álbum na extensa Los Angeles. Viver, escrever e gravar na cidade, diz ele, proporcionou um tipo diferente de inspiração ao excedente imediatamente óbvio de cantores e compositores e artistas country e americanos de Nashville.
“Nunca me senti realmente conectado com isso, então voltar para Los Angeles foi tipo, ‘Oh, estamos todos na mesma velocidade’”, diz Farro. “Eu sempre fiz questão de pelo menos mixar algo em LA, porque eu definitivamente sinto uma energia diferente por lá.”
O caráter urbano da própria Los Angeles também foi um ingrediente chave para City Talk , e faixas como “The Dove Has Flown” parecem feitas sob medida para dirigir tarde da noite na cidade.
“Eu sinto que Los Angeles e Nova York são muito inspiradoras o tempo todo”, diz Farro. “Você pode sair e sentar e observar as pessoas ou ir ao Washington Square Park ou algo assim, e você fica tipo, ‘Uau, há pessoas em todos os lugares. Há vida acontecendo em todos os lugares. Qual é a história de todo mundo? Como eles chegaram aqui? Eles estão visitando? Eles moram aqui?’ Há tanta coisa acontecendo.”
Isso não quer dizer que Nashville não ajudou a moldar o City Talk , já que Farro gravou “Snip Snap”, “Cool Cat” e um vídeo de “Love Fire” na cidade. Congrats Records, a gravadora própria de Farro, que lançou todos os álbuns do HalfNoise, também está sediada aqui. Embora Farro se baseie abertamente nas cenas de música indie estabelecidas há muito tempo e no tecido urbano de Nova York e Los Angeles, ele diz que fazer música em um lugar que ainda está em evolução fornece sua própria energia criativa.
“Não vou dizer que não há ninguém fazendo música indie aqui”, esclarece Farro. “Há muitas coisas, especialmente com WNXP, WXNA e muito mais coisas que estão ativas agora. Mas eu definitivamente sinto que Nashville é um pouco mais como uma inspiração encontrada, então acho que é legal. Para mim, pessoalmente, tenho que ir a esses lugares [como Nova York ou Los Angeles] para voltar e depois misturar isso com o meu mundo aqui. E então o subproduto é a música que eu faço.”
“Ainda acredito muito em Nashville”, continua ele. “Acredito que ainda há espaço para que ela se transforme em uma cidade com a qual me identifico, e acho que mais pessoas vindo aqui só ajudam nisso. Aí, você só precisa procurar um pouco mais.”
Paramore Brasil